Catolicismo, Cristianismo, Religião, O Que É Catolicismo

· 4 min read
Catolicismo, Cristianismo, Religião, O Que É Catolicismo

Durante a época feudal dos séculos X e XI, houve acentuada decadência da vida cristã, ocasionada, em primeiro lugar, pelas contínuas incursões dos normandos, húngaros e sarracenos, que traziam devastações, desorganização, miséria e fome para o povo. Exprime a idéia de uma igreja que pode levar a salvação a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Tem uma rígida hierarquia, centrada na autoridade do papa, que é eleito pelo colegiado superior da Igreja e o representa. Em segundo lugar, o concílio definiu a doutrina dos sete sacramentos da igreja (batismo, crisma ou confirmação, confissão, eucaristia, extrema-unção, ordem e matrimônio), além de proclamar a presença real de Cristo na eucaristia, no mistério da transubstanciação. Os cristãos acreditam que uma vez que você acreditar e ter fé em Cristo você nasce de novo. Você não tem que ser batizado para ser cristão, mas em todas as Escrituras, as pessoas recebem Cristo, então eles são batizados.

  • Dessa forma, a maior autoridade no catolicismo é considerada um “representante de Jesus Cristo” ainda em vida.
  • Em vista dessa situação, os teólogos passaram a questionar a autoridade papal e as doutrinas conciliares ganharam força.
  • Porque afirma que os seus bispos são os continuadores legítimos da sucessão apostólica, iniciada pelos discípulos imediatos de Jesus.


"O Antônio Conselheiro não era padre nem bispo, então ele não fazia parte oficialmente daquele grupo que poderia dar conselhos, mas resolveu por conta própria ser um líder católico", afirma Lopes. Ao mesmo tempo, todos sabemos e todos precisamos saber ainda mais o que é cristianismo. Aquela época, polêmica e agitada, testemunhou uma sequência de eventos ocasionados pelas 95 teses de  Martinho Lutero.

Estado Laico E Estado Religioso


Essa maneira secreta de dizer “Sou cristão” foi muito proveitosa nas circunstâncias em que a declaração pública disso poderia desencadear represálias. A centralidade da Pessoa de Cristo, ao mesmo tempo que implica um caráter de exclusividade à sua obra, permite ao cristianismo estabelecer diálogo com outras confissões religiosas.  saiba como aqui  que a espécie humana, uma vez acometida pelo pecado original, só pode ter preenchido o vazio infinito ocasionado pela negação do amor devido a Deus por alguém que seja a um só tempo semelhante a nós e infinito, isto é, divino. A maneira mais concreta de sintetizar o que é cristianismo é defini-lo como a confiança em que Jesus de Nazaré, reconhecido por seus seguidores como o Cristo , seja o próprio Deus encarnado homem. Se na base do cristianismo está a fé trinitária, em seu centro – como no centro da Trindade – está a Pessoa de Cristo, o Filho de Deus. Mais que uma doutrina entre outras, a afirmação de que a Divindade é triúna subjaz a todas as crenças cristãs e determina seus contornos.

  • A dissidência contra o poder e as políticas da igreja acabou levando a grandes divisões de fé na Idade Média, muitas vezes resultando em revoluções ensanguentadas.
  • Feiras medievais Venha saber por que as feiras medievais foram importantes entrepostos comerciais que levaram ao desenvolvimento do sistema capitalista racional baseado nos cálculos, nas taxas de juros e no lucro.
  • Faz isso através do Filho, que enviou como redentor e salvador quando os tempos se cumprirem.
  • Desta composição, em sintonia com o imposto pela encíclica Quadragesimo anno, intensificou a mesma, sérias críticas ao liberalismo econômico e ao laicismo liberal, sugerindo para a igreja, um novo processo de reorganização econômica e social134.
  • A partir de então o cristianismo começa a crescer, até ser transformada religião oficial do Império Romano, em 392.



É um momento para refletir e perguntar o que pode ser feito para garantir que todos os aspectos da vida eclesial se concentrem na evangelização missionária, para que ela se aproxime da Igreja dos primeiros séculos. Em dois documentos proféticos, seu manifesto para este papado, Evangelii gaudium, publicado em 2013, seguido dois anos depois pela sua encíclica Laudato si’, um poderoso chamado a proteger o mundo natural, o papa oferece um mapa para atravessar a crise e rumo ao futuro. De acordo com dados do IBGE, no Brasil, aproximadamente 86% da população considera-se cristã.

Livros Para Entender O Que É Cristianismo


O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos. A Covid-19atingiu duramente os cristãos e os seguidores de todas as religiões. O confinamento coincidiu com a Páscoa, afastando as pessoas da preciosa força  página sobre o assunto  do ano litúrgico. No entanto, também há sinais de uma vida nova – e da possibilidade de uma Igreja  emergir da crise mais focada em sua missão principal e em confiar na promessa deixada por Jesus de “fazer obras ainda maiores do que estas” (João 14,12). O coronavírus revelou uma fome de fé e mostrou que a Igreja atende a uma necessidade essencial.

  • Por um lado, as heresias, seitas e ritos pagãos interpretavam o texto bíblico de forma independente ou não reconheciam o papel sagrado da Igreja.
  • Em síntese, outros assuntos preocupavam a Nunciatura e a Secretaria de Estado da Santa Sé, dentre eles, a eleição de presidente da República no país.
  • Desde o século XI, introduziu-se também o uso da tiara, como símbolo do poder eclesiástico.
  • O Concílio de Trento representou, sem dúvida, um evento de excepcional importância da Igreja Católica e suas repercussões se prolongaram pelos séculos seguintes.